Jundiaí atrai amantes do vinho e da natureza

Jundiaí atrai amantes do vinho e da natureza

Para os passageiros do Terminal Rodoviário José Alves que chegam à cidade por motivo de lazer e turismo, vale aproveitar as nossas dicas para conhecer os atrativos e serviços que a cidade oferece.

Conhecida como “cidade da uva”, Jundiaí acabou se transformando em um polo industrial devido à sua proximidade de São Paulo (fica a cerca de 60 km da capital). A maior parte do turismo recebido pela cidade é composta de executivos, mas Jundiaí tem diversas atrações para quem busca se divertir e entrar em contato com a natureza.

A cidade é ponto de partida para a bela Serra do Japi, detentora de 7% de remanescentes da formação original do bioma Mata Atlântica do Brasil. Com matas bem preservadas, cascatas, nascentes e mirantes para apreciar a paisagem, o local é considerado patrimônio ambiental do estado de São Paulo.

O Espaço Cultural Museu do Vinho conta a história da imigração italiana em Jundiaí e a vitivinicultura desenvolvida na região. O museu funciona dentro de um imenso tonel de madeira e foi fundado por iniciativa de diversas famílias italianas da cidade.

Quem gosta de história também pode visitar o Museu da Companhia Paulista, que preserva a memória da ferrovia de Jundiaí. Com um acervo de ferramentas, mobiliário, réplicas, maquetes, imagens e uma coleção de livros e documentos, o museu retrata a história da ferrovia e da cidade.

Jundiaí é famosa também por sua Festa da Uva, que em 2019 completou 85 anos de história. Iniciada em 1934, a festa fez tanto sucesso que em 1953 ganhou um local construído especialmente para sua realização: o Parque Comendador Antônio Carbonari, conhecido como Parque da Uva.

* Imagem meramente ilustrativa.

Pesquise sua passagem de ônibus